Empregos Online Br

O maior Site Sobre empregos online

Pontos fracos: O que fazer?

Posted by empregosonlinebr em abril 12, 2008

Pontos fracos: O que fazer?
É comum, em uma entrevista de emprego, você ter que falar sobre os seus pontos fracos. Primeiro, vem a pergunta sobre os seus pontos fortes. Aí, o candidato fala com desembaraço sobre suas características positivas, mas quando tem que fazer uma auto-análise, procurando as fragilidades, ele se perde. Não sabe o que fazer.

Concordo que é um dilema. Ninguém gosta de falar sobre as suas fraquezas. Mostrar os nossos pontos positivos é sempre bom, massageia o nosso ego. Agora, falar sobre o que poderíamos melhorar é sempre difícil. Ainda mais em uma entrevista. Não é o lugar para falar sobre nossos defeitos e fragilidades.

Algumas pessoas infringem a regra número um da entrevista. Mentem! Não se deve fazer isso nunca. Sempre tenho dito isso em meus artigos. Omitir é socialmente aceitável, mas mentiras certamente te desclassificação da seleção.

Alguns, quando vem a pergunta sobre as fraquezas, falam sobre características que são, na verdade, positivas. Dizer que trabalha demais, é exigente, ou então que é impaciente para atingir resultados são características positivas. Essas respostas são muito manjadas e não soam bem. Não é o que o entrevistador quer escutar. São respostas decoradas, e não sinceras. Outras se saem piores ainda. Colocam à luz do dia tudo o que deveria ser escondido. Nunca faça isso. Como disse, omitir é socialmente aceitável.

Mas afinal, como você deve reagir quando vier essa pergunta? Lembre-se: você deve manter um ambiente positivo. Então, falar sobre os seus pontos fracos não vai ajudar em nada. Não vejo nenhum motivo para que a pessoa fale mal dela mesma. Tenho pensado muito sobre essa questão, e cheguei à conclusão que a melhor saída é: não fale sobre as suas fraquezas. Diga que o seu ponto fraco é não saber falar sobre os seus pontos negativos. Você não estará mentindo, apenas omitindo características negativas, que não precisam ser expostas em uma entrevista.

About these ads

Os comentários estão fechados.

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: