Empregos Online Br

O maior Site Sobre empregos online

A formalidade no trabalho

Posted by empregosonlinebr em abril 12, 2008

Hoje em dia, muitas empresas têm uma aparência de informalidade. Falando com as pessoas, é comum ouvi-las dizer que a formalidade acabou – e parece que a elegância que a acompanha está em decadência.

O executivo é muito tentado a se vestir informalmente, ou porque ele acha isso “bacana” ou porque não acredita que a maneira como ele se veste pode influenciar seu sucesso profissional.

Analisamos o tema “formalidade” na nossa pesquisa “A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros”, feita com 41.395 executivos em 2003. Chegamos a uma conclusão que deve servir como conselho a todos os profissionais: a formalidade nunca está errada, inclusive ela é recomendada!

Seguramente, você, leitor, está espantado com essa afirmação, mas veja algumas constatações da mesma pesquisa:

  • Em 60,86% das contratações, os entrevistadores reconhecem que a falta do uso de gravata por parte dos candidatos do sexo masculino influencia negativamente na decisão de contratação. Isso siginifica que a maioria dos entrevistadores prefere e aconselha que os executivos usem gravata e se vistam formalmente.
  • 73,75% dos respondentes falaram que dão preferência ao terno azul-marinho e preto para estes mesmos candidatos.
  • Nada de cabelo longo – 96,14% dos entrevistadores preferem homens de cabelo curto e 86,35% falaram que gostam de candidatos sem barba e bigode.
  • Para as mulheres, a formalidade não é diferente. Na hora da entrevista, 61,61% dos entrevistadores esperam que a candidata esteja vestida com tailleur.
  • Quanto ao comprimento dos cabelos das mulheres candidatas, a estatística mostra quase um empate entre os longos e os curtos.

    Nas empresas, em geral, 42,62% das pessoas se vestem formalmente. As mulheres são mais formais do que os homens – 53,04% delas se vestem formalmente contra 37,98% dos homens.

    A pesquisa também mostra, de maneira interessante, que à medida que o homem envelhece, ele vem a ser mais informal, o que nós acreditamos ser um erro. A formalidade não deve ser abandonada.

    Sem dúvida, existe a tendência da informalidade. 83,79% dos respondentes da pesquisa trabalham em empresas que permitem que executivos e profissionais se vistam informalmente num determinado dia da semana (casual day).

    Caro leitor, sei que você deve estar falando “Viu? Faz bem se vestir informalmente!”. Eu digo para você que não, que isso faz mal para a sua carreira profissional. Se você está orientado para o sucesso, vista-se com elegância e formalidade, assim irá receber muito mais respeito, tanto em relação a sua pessoa como ao cargo que exerce ou pretende exercer.

    Muitas pessoas me perguntam como devem se vestir para as entrevistas de emprego, e a resposta é sempre a mesma: vista-se formalmente.

    Pense na seguinte situação: uma entrevista marcada na beira da praia, na cidade do Rio de Janeiro, ao meio-dia de um sábado.

    Como você deve se vestir? Você acha ridículo ir de terno e gravata?

    Se sim, pense em como vai se sentir o entrevistador, se ele estiver de terno e gravata e você não?

    Mas, atenção! O inverso é perfeitamente aceitável, ou seja, o entrevistador vestido informalmente e você, candidato, formalmente, mostrando respeito com a situação e o entendimento do seu papel.

    A formalidade te ajuda a marcar presença com mais impacto. Quem quer seguir em frente na carreira e ter sucesso deve pensar muito a respeito da sutil maneira de marcar presença.

  • Sorry, the comment form is closed at this time.

     
    %d blogueiros gostam disto: