Empregos Online Br

O maior Site Sobre empregos online

Perguntas pessoais em uma entrevista

Posted by empregosonlinebr em abril 12, 2008



em geral, em uma entrevista de emprego são feitas perguntas sobre assuntos profissionais, porém, em alguns casos os entrevistadores perguntam sobre a sua vida pessoal. Nesta semana, vou dar dicas de como responder a algumas perguntas deste tipo.

Qual deve ser o seu posicionamento quando o entrevistador perguntar sobre a sua família, sobre o seu hobby, se você fuma ou se tem tatuagens? Deve demonstrar desconforto e irritação, pensando que ele não tem nada a ver com a sua vida particular? Nunca faça isso! Vamos ser realistas: ele tem o seu emprego nas mãos e uma simples resposta desagradável da sua parte pode minar as suas chances de conseguir a tão sonhada oportunidade.

Você tem que ser político. Deve responder pensando no que o entrevistador quer escutar. Mas nunca minta. Alguns detalhes negativos da sua vida particular podem ser omitidos. Fale o mínimo possível quando a sua vida particular tiver implicações na área profissional.

Mas quais são as perguntas pessoais normalmente feitas em uma entrevista?

Primeiramente, querem saber se você tem estabilidade familiar. Provavelmente, o entrevistador vai perguntar se você é casado. Para os solteiros, costuma-se perguntar se moram com os pais ou sozinhos. A intenção é saber se você tem um núcleo familiar sólido. Uma dica: se você se divorciou recentemente, omita. Por quê? Porque, em geral, as pessoas ficam instáveis psicologicamente nos primeiros seis meses depois do divórcio.

Para as mulheres, normalmente vem a pergunta sobre filhos. Se você tem intenção de ter filhos em breve, omita. Ninguém quer contratar funcionárias que sairão de licença-maternidade meses depois. Caso a candidata já seja mãe, o ideal é mostrar que isso não atrapalha as suas atividades profissionais. Se você deixa seus filhos na escola, na creche, com a babá ou com a avó, fique tranqüila, pois o fato de ter filhos não vai ser visto de forma negativa pelo entrevistador. Dizer que deixa os filhos com a avó é uma ótima resposta, pois esta nunca falha, está sempre disposta a cuidar dos netos!

Uma outra pergunta pessoal comum é sobre o que você gosta de fazer nos horários livres. Dizer que gosta de assistir televisão é uma péssima idéia. Mostra acomodação e preguiça. A prática de exercícios físicos atrai os entrevistadores. Eles gostam de candidatos que têm energia. Os que participam de maratonas, por exemplo, são os preferidos.

Algumas empresas querem saber se o candidato fuma. Para quem fuma, a única resposta aceitável é: eu não fumo no ambiente de trabalho. Uma pesquisa realizada pelo Grupo Catho revela que 81% dos executivos têm alguma rejeição a fumantes, e por isso nunca você deve dizer que fuma no período de trabalho. Se você fuma, recomendo que pare. Será bom para a sua saúde e para o seu desenvolvimento profissional. As tatuagens também podem acabar com as chances de conquistar um emprego. Em uma entrevista, elas devem ser escondidas, pois alguns entrevistadores acreditam que não são apropriadas para o ambiente de trabalho.

Concordo que ninguém tem o direito de mandar em sua vida particular. Mas vamos ser realistas: a sua vida pessoal vai influenciar em seu trabalho, vai influenciar as pessoas que trabalham com você. Portanto, é bastante natural o empregador se preocupar em conhecer mais profundamente cada um dos seus futuros colaboradores. Você também será beneficiado, pois se for admitido pela empresa terá mais chances de trabalhar em um lugar onde os valores são semelhantes aos seus.

Sorry, the comment form is closed at this time.

 
%d blogueiros gostam disto: