Empregos Online Br

O maior Site Sobre empregos online

Preparação para contatos e entrevistas

Posted by empregosonlinebr em abril 12, 2008



O executivo que procura emprego é igual a um vendedor de alto nível, precisa fazer muitos contatos e entrevistas em diversas empresas. Quem já conversou com um vendedor da IBM provavelmente notou que, em geral, para atuar ofertando seus grandes computadores, os vendedores possuem uma excelente aparência. Eles comunicam credibilidade e entusiasmo devido à maneira como se vestem e se apresentam. Durante muito tempo, a IBM foi famosa por exigir de todo seu pessoal o uso do terno azul-marinho ou cinza com camisas brancas. Barbas e cabelos compridos eram proibidos.

De forma semelhante ao vendedor da IBM, o executivo terá muitos contatos e entrevistas e a maioria delas durará uma hora ou menos. Seus entrevistadores darão opiniões a seu respeito, em torno da sua aparência. Lembre-se sempre do velho ditado: “Raramente temos uma segunda chance para criar uma primeira boa impressão”. Antes de sair à rua buscando seus contatos e agendando suas entrevistas nas empresas, prepare-se para criar uma boa impressão. Invista em si mesmo!

Todas as vezes em que precisei procurar emprego, me equipei pessoalmente. Cortava o cabelo, vestia uma belo terno (azul-marinho ou cinza), colocava um bom relógio e levava minha melhor caneta. O objetivo era me apresentar com uma aparência que comunicasse seriedade, de um profissional bem-sucedido, trabalhador, enérgico, simpático e jovem em atitudes.

Para mulheres, a maneira mais formal também é a mais adequada. Os executivos mostram em pesquisas uma preferência por candidatas de tailleur (blaser, blusa e saia, sendo o blaser e a saia do mesmo tecido). É desejável que a maquiagem seja leve.

Executivos(as) deverão ter uma elegante pasta para levar o seu dossiê, currículos e outros materiais a serem utilizados durante a entrevista. Vale a pena investir e comprar esse acessório, mas que seja elegante e de boa qualidade. Para homens, preta é a cor mais recomendada. Sua pasta merece muita atenção. Lembre-se de que durante uma entrevista ou contato é bem possível que você tenha de abri-la. Se ela estiver bonita e organizada será mais um ponto comunicando que você é uma pessoa cuidadosa e bem sucedida.

O investimento em seu novo visual fará com que se sinta bem mais confiante para enfrentar os contatos e as entrevistas. O dinheiro não será gasto por vaidade e sim para vender sua imagem. Você estará investindo em sua carreira!

Infelizmente, muitos de nós possuímos de 10 a 20 quilos a mais do que deveríamos. A gordura indica uma pessoa com menos energia e que está envelhecendo. É exatamente essa impressão que não podemos transmitir nas entrevistas e contatos.

Nessas situações é preciso irradiar entusiasmo, uma das qualidades mais apreciadas pelos entrevistadores. Forçar esse estado de espírito é difícil, mas existe uma maneira completamente natural: o exercício físico ajuda tremendamente as pessoas a ter disposição e gosto pela vida. Esse entusiasmo será projetado naturalmente nas entrevistas.

Tenho ouvido muitas vezes dos meus clientes de recrutamento e seleção que os candidatos não transmitem entusiasmo e, por isso, não são contratados. Para solucionar esse problema, só posso recomendar uma hora por dia de exercício físico.

Já posso ouvir você dizendo que não tem tempo. Pois repense a sua rotina e encontre um momento para isso. Garanto que o investimento de uma hora por dia de exercícios trará retornos incalculáveis, você se tornará outra pessoa.

Para iniciar, recomendo um exercício leve de uma hora por dia que pode ser só andar. Depois, pouco a pouco, envolva-se com o cooper, natação ou ginástica aeróbica. Caso você tenha acima de 40 anos e não faz exercícios regularmente, recomendo que consulte o seu médico para evitar qualquer risco à saúde.

Ainda que aproximadamente 22% da população fume, o número de executivos fumantes está caindo. Se você for um deles, tome alguns cuidados especiais para não ofender seus entrevistadores ou contatos. Muitos não fumam e não é conveniente que você o faça na frente deles. Nossa pesquisa mostra que 70% dos executivos têm alguma restrição à contratação de fumantes.

A pessoa que fuma muito comunica sinais bastante desagradáveis ao seu interlocutor – fica com mau cheiro e mau hálito. Muitas vezes, seus dedos estão amarelos de nicotina e seus dentes também não são brancos. Recentemente, entrevistei um executivo fumante que possuía barba branca. Sua barba, porém, estava amarelada em torno da boca – não preciso dizer que ele não conseguiu emprego.

Sei que estou pedindo muito. Todavia, recomendo aos fumantes que aproveitem essa oportunidade para melhorar mais um pouco sua imagem perante seus entrevistadores e contatos deixando de fumar. Seu grau de entusiasmo se elevará muito. Será bem mais fácil ser “entusiasta”. E também você não terá o cheiro desagradável e os dedos amarelados causados pelo cigarro.

Agora, imagine a nova pessoa que você será se seguir estas orientações. Comunicará uma imagem de executivo bem-sucedido, energético, entusiasta. Sentir-se-á bem e confiante para enfrentar seus entrevistadores.

As pessoas que não seguem as orientações, especialmente no que se refere à aparência – como se vestir, cortar a barba e o cabelo – poderão sofrer bastante. Quero contar a história de um executivo do Rio de Janeiro, que eu ajudei a encontrar uma nova colocação. Ele era diretor financeiro, tinha trabalhado durante muitos anos para uma grande multinacional americana. Aos 47 anos foi demitido. Demorou quase um ano para conseguir uma nova oportunidade em uma empresa brasileira. Após dois anos foi demitido de novo e chegou ao meu escritório apavorado, pois já estava com 50 anos. Como já tinha esperado um ano para conseguir uma recolocação da primeira vez que ficou desempregado, estava temeroso de que desta vez pudesse demorar ainda mais.

À primeira vista, ele tinha toda a razão pois sua aparência estava ruim mesmo. Não fazia nenhum exercício, fumava, vestia-se mal e não tinha um bom corte em seu cabelo. Eu o aconselhei sobre o que era necessário fazer no seu visual. Ele resistiu no início, porém seguiu meus conselhos. Fez um grande esforço e parou de fumar. Foi uma vitória. Começou a fazer exercícios. Até que era muito agradável, pois morava perto da praia de Copacabana e começou a andar todos os dias na praia.

Mudou o visual. Comprou alguns ternos novos, cortou o cabelo e também perdeu uns cinco quilos com um moderado regime. Eu falava com ele toda semana. Era possível perceber as mudanças de semana para semana. Não deu outra, nós o emplacamos como diretor financeiro de uma multinacional no Rio de Janeiro em dois meses.

Sorry, the comment form is closed at this time.

 
%d blogueiros gostam disto: